A composição da semifinal do Campeonato Pernambucano de 2019, a 10ª edição desde que o sistema foi implantado, traz dois clubes sertanejos, algo inédito no período. Após a classificação do Salgueiro, num duelo interiorano, o Afogados também se garantiu, numa classificação histórica no Arruda, nos pênaltis. Ambos terão que pegar a estrada para a próxima fase, toda no Recife, contra Sport e Náutico, respectivamente.
A maior surpresa na semi é, na verdade, a ausência do Santa. Embora o tricolor da capital seja o maior vencedor do Estadual nesta década, com 5 taças, esta é a 2ª vez seguida que cai nas quartas, abrindo espaço outra vez para dois intermediários no G4. Com três vagas para a Copa do Brasil, esta reta final já garante, então, um time do interior na torneio nacional de 2020 – cuja premiação mínima será de R$ 525 mil.
Pelo poder ofensivo do carcará (23 gols em 10 jogos) e pelo fator surpresa exercido pela coruja, não se espante se a representatividade na copa for maior. Já em relação à classificação ao Nordestão, vaga somente para o campeão estadual (as outras duas vagas de PE são via ranking nacional). Se o início desta competição foi modorrento, acho que agora tende a dar uma animada. Porém, o favoritismo está todo na conta dos rubro-negros e dos alvirrubros…
Os confrontos na semifinal (jogo único)*
Sport x Salgueiro (Ilha do Retiro)
Náutico x Afogados (Aflitos)
* Datas e horários a definir. Pela tabela
básica, deveria ser já em 03/04 (inviável)
Fonte: Blog do Cássio Zirpoli